domingo, 18 de novembro de 2012

A Outra Face - Deborah Ellis




Deborah Ellis é uma escritora canadense que esteve em diversos campos de refugiados no Paquistão, onde afegãos contaram-lhe sua história de terror durante as diversas guerras que seu país havia sofrido durante anos de ocupação e guerras. Foi com base nessas histórias que Deborah escreveu “A Outra Face”.

Ao longo da leitura – breve leitura, já que o livro é bem fininho – é impossível não comparar este livro com outros parecidos, como “A Cidade do Sol” e “O Caçador de Pipas”. Nele, é contada a história de uma garotinha que, junto com sua família, tenta sobreviver e seguir em frente mesmo com todas as adversidades. É impossível não encantar-se com a determinação de Parvana, que chega a sustentar toda sua família sozinha.

Mesmo sendo um livro curtinho, ele revela detalhes da sociedade afegã na época dos talibãs que eu não havia visto nos livros de Khaled Hosseini: o fato de que muitas meninas transformaram-se em meninos para poder sustentar suas famílias. Como a autora inspirou-se em relatos reais de refugiados com quem esteve, creio que não tenha sido algo puramente ficcional. Numa sociedade como a nossa, chega a ser surreal imaginar uma coisa como essa acontecer. Este livro é o belo exemplo de que tamanho não é documento: pode ser pequenininho, ter aspecto de livro para crianças – muita gente o leu quando era criança ou pré-adolescente – mas é uma história enriquecedora e que te enche de esperança, porque é em momentos de grande tristeza que nasce o espírito de compaixão do ser humano para com seu próximo e é exatamente isso o que Parvana e sua família fazem.

Ao final do livro, a história fica meio que “inconcluída”, sinalizando que há uma continuação. Acabei de encontrar a continuação do livro, que em português chama-se A Viagem de Parvana – Mais histórias de uma menina afegã. Fiquei doida para ler, claro! Além de ser mais comprido que o primeiro livro, esta continuação parece ser bem mais triste do que a primeira história. Infelizmente não encontrei para download e o preço é bem salgado para um livro tão pequeno... Enfim, parece que não lerei a continuação tão cedo, mas fica a dica de um ótimo livro para todos vocês.

Um comentário:

  1. Oi Anne!
    Há quanto tempo que não passo por aqui... Estive um pouco sumida, xD
    Adorei esse livro! Também tenho muita vontade de ler "A Viagem de Parvana – Mais histórias de uma menina afegã", mas também acho caro, =/! Talvez eu comprei para disponibilizar no Livro Viajante, já que disponibilizei o primeiro livro.
    Nunca tinha lido nada sobre o Afeganistão e os Talibãs e eu fiquei impressionada quando li. É uma cultura muito diferente da nossa. Outros livros nesse estilo que também gosto são sobre a sociedade chinesa.
    Enfim, recomendo mutíssimo esse livro!

    Abraços,
    Mariana,
    Ler é Conhecer

    ResponderExcluir