sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O Segredo de Brokeback Mountain - Annie Proulx




Olá! Depois de um loooongo hiato, estou de volta com mais resenhas bem legais para todos vocês. :-)

Um dos últimos livros que li foi “O Segredo de Brokeback Mountain”. Sim, o livro que deu origem ao maravilhoso filme de Ang Lee com Jake Gyllenhaal e Heath Ledger (why so serious? rs). Como sou fã assumida do filme, é óbvio que fiquei doida pelo livro e mal pude acreditar quando o consegui através de uma troca.

Li diversas resenhas sobre ele antes de solicitar a troca – todas falando muito bem por sinal – e também descobri que a obra ganhou o prêmio Pulitzer (!!!). Portanto, apesar de ter poucas páginas (caracterizando a história mais como um conto), resolvi arriscar e conferir a versão literária. Não vou ser hipócrita: o filme é muito melhor. Sim, sei que é difícil de acreditar, mas esse é um dos únicos livros da história que fica devendo pra adaptação cinematográfica.

Não que o livro seja ruim, muito pelo contrário, mas o filme mostra muito mais da relação entre os dois e desenvolve todos os pontos da história muito melhor. Creio que a autora não tenha se aprofundado deeeemais pra mostrar a relação entre ambos porque talvez temesse alguma censura ou rejeição do público (o que é extramemente compreensível; infelizmente vivemos num mundo onde homofobia dá em árvore) mas graças ao nosso Senhor, a adaptação da obra para o cinema ficou por conta do Ang Lee, que não tem pudores na hora de fazer arte.

Mas um ponto que o livro não nos deixa na mão é com relação a morte de Jack Twist. Todos sabem que no final do filme, fica a dúvida de como realmente foi a morte dele. No livro, a autora dá bem mais a entender que Jack foi de fato assassinado – agora por quem não se sabe. O livro tem seus pontos fortes, mas perde se comparado com o filme. Apesar de esclarecer algumas dúvidas que a adaptação deixou em aberto, ele é breve demais – não tem nem 100 páginas – e não se aprofunda muito na relação de ambos, o que o filme explora ao máximo.

Recomendo para quem é fã do filme e assim como eu, quer ter algumas dúvidas esclarecidas ou conhecer a história de uma perspectiva mais diferente, mas não me conquistou como o filme – sem falar que no filme as atuações dos atores estão impecáveis e dá pra admirar toda a lindeza de Heath Ledger e Anne Hathaway.

Nenhum comentário:

Postar um comentário