quinta-feira, 28 de junho de 2012

O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry


Esse clássico da literatura mundial nos faz enxergar o quanto é doce e puro o coração de criança. Muitas lições são passadas a pessoas de todas as idades com esse livro, como o valor de uma verdadeira amizade e também valorizar as pequenas coisas, que ocorrem diariamente conosco, mas que nem sempre damos importância.

O livro foi escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry em 1943, um ano antes de sua morte num trágico acidente – ou seria suicídio? – com seu avião numa missão de reconhecimento, que já era piloto durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito durante seu exílio nos Estados Unidos, “O Pequeno Príncipe” é a obra mais aclamada do autor, além de ser um dos maiores sucessos da literatura.

Mesmo sendo uma obra escrita em plena Segunda Guerra Mundial, um dos tempos mais sombrios da história, esse livro até hoje emociona leitores de todas as cidades no mundo inteiro com o jeito singelo e simples do pequeno príncipe de ver as coisas, dotado de uma inocência tocante e doce. Além de ser um livro de fácil leitura e compreensão, “é uma história da qual você usará na vida inteira”, como disse uma amiga minha. Você o usará aprendendo a ler, na escola, na vida e com seus filhos e netos. Além das lições mais do que valiosas que o livro nos transmite, este se tornou mundialmente famoso pelas frases extremamente cativantes durante a narrativa.

Antes de concluir minha resenha, gostaria de apresentar a vocês uma curiosidade da qual fiquei sabendo há pouco tempo e que não posso deixar de citar: o famoso baobá descrito no livro foi inspirado num baobá do nordeste brasileiro, localizado em Recife. Saint-Exupéry ficou encantado ao conhecê-lo durante sua viagem ao Brasil e ainda acredita-se que parte do enredo da obra e das aquarelas do autor também foi inspirada pela sua ida ao nordeste brasileiro. Brasil-sil-sil-sil...!

Leitura mais do que recomendada!

3 comentários:

  1. Oii :)

    O Pequeno Principe é leitura de adulto disfarçada de infantil!rs
    Adoro esta obra, e sua resenha ficou muito boa. Passa lah no meu blog e confere a q já fiz sobre o pequeninho tbm,ok?!

    http://nomeuquartoeuleiomuito.blogspot.com.br/

    Bjão *_*

    ROBERTA RIBEIRO
    No Meu Quarto Eu Leio Muito

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!

    Muito boa a resenha.
    Confesso que sempre tive a curiosidade em ler este livro, e agora ela aumentou diante de suas belas palavras.
    Vou garantir o meu e ler! rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi linda =)

    Eu amo esse livro *-* Acredito que é de fundamental importância que todas as pessoas do mundo leiam "O Pequeno Príncipe", pois ele nos mostra a doçura que deve permanecer para sempre em nossas vidas.

    Parabéns pela postagem ;D

    Beijos

    ResponderExcluir