segunda-feira, 4 de junho de 2012

Bate papo com o autor: Marcos Henrique Martins


Marcos Henrique Martins é natural de Recife (PE). Está cursando a faculdade de jornalismo e nos contou em entrevista que a ideia de escrever seu livro surgiu através de um programa do governo sobre games. Além de escrever, já dedicou-se a tocar numa banda de rock.


Olá! Depois de mais um tempo sumida – típico hehe – estou de volta com uma entrevista muito bacana com o autor de “O Lado Avesso” mais recente lançamento da Editora Baraúna. O escritor pernambucano respondeu às perguntas do blog falando um pouco mais sobre seu livro e sobre si mesmo. Confere aí!

A Última Canafístula: O seu livro aborda a literatura fantástica e diversas criaturas mágicas como um todo. Sabendo que o meio literário atual está abarrotado de livros assim, você fez alguma coisa para tentar diferenciar seu livro dos demais? Se sim, qual?

Marcos Martins: Essa foi minha primeira preocupação, por isso, decidi misturar seres de nosso folclore, como Curupiras, Caiporas e lendas do nordeste, como por exemplo, a da Cumade Florzinha, junto com elementos indígenas para dar essa diferença. Os curupiras têm nomes de origem indígenas e ao longo da história o curupira chamado Apuã fala algumas palavras no dialeto curupires que é uma mistura de tupi, cunibo, gurani entre outras. Também criei uma raça chama Hainuru.

A Última Canafístula: Além de escritor, você trabalha em alguma outra área fora da literatura? Ou dedica-se apenas a escrever?

Marcos Martins: Sim. Gostaria de viver só da literatura, mas esse sonho ainda não consegui realizar. Trabalho como assessor de um vereador. Também sou estudante de jornalismo e estagiário da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos aqui de Pernambuco.  

A Última Canafístula: Quando não está escrevendo, o que gosta de fazer? Ler, assistir filmes, tocar algum instrumento? Conte-nos mais sobre suas demais atividades!

Marcos Martins: Gosto muito ler, atualmente estou devorando os livros de Machado de Assis, não sei onde estava com a cabeça que demorei tanto a ler esse grande escritor brasileiro. Pessoal, se vocês querem ser grandes escritores leiam Machado de Assis, pois o cara sabia criar uma trama como ninguém. Também gosto de ir ao cinema, mas hoje, com a falta de tempo, tenho lido mais sobre filmes do que assistido.

Eu tocava guitarra, tinha uma banda de Rock, mas infelizmente não deu certo, por uma parte foi bom, pois com o fim da banda resolvi me dedicar 100% à literatura. Hoje não toco mais, tenho tendinite e como não quero sacrificar a carreira de escritor, decidi aposentar a guitarra.

A Última Canafístula: Você acabou de lançar seu primeiro livro, pretende continuar na literatura e escrever uma segunda obra? Se sim, pode nos adiantar sobre o que será?

Marcos Martins: Sim. “O Lado Avesso – Nornes, o Mago” é o primeiro de uma trilogia, infelizmente não deu para por tudo o que eu queria no primeiro livro, por isso resolvi dividi-lo, até mesmo para que o preço do livro não ficasse muito salgado. Tenho, junto com o lado avesso, cinco livros escritos. Já comecei a escrever a continuação do lado avesso; já escrevi 80 páginas, mas resolvi dar uma parada para poder divulgar o primeiro. Não adiantaria escrever o segundo sem lutar para que as pessoas conhecessem o primeiro, então dei uma parada, mas minha mente, inquieta, continua produzindo. Atualmente estou escrevendo um livro de poesia, também sou poeta, na verdade comecei com poesia. Estou escrevendo o livro de poemas chamado “Poemas Fantásticos”, onde exploro 3 temas: A loucura, a ilusão e o imaginário poético, e quase todos os dias coloco um poema meu no facebook e em meu blog, o “Poemas de Caverna”.

A Última Canafístula: De onde surgiu sua ideia inicial para escrever esse livro? Você buscou algum tipo de inspiração ou a ideia simplesmente veio, aconteceu?

Marcos Martins: É meio engraçada a resposta. Esse livro era para ser um game. O ministério da cultura fez um concurso para estimular a criação de jogos. Então tentei escrever “O Lado Avesso” duas vezes e como bom brasileiro que sou, sempre deixava para a última hora. O site ficava congestionado e não conseguia mandar o roteiro do jogo. Então ele ficou lá encostado por um bom tempo. Foi aí que as ideias começaram a surgir. No começo o livro, que era para ser um roteiro de jogo, não tinha seres de nosso folclore, mas comecei a pensar porque as pessoas iriam querer ler um livro, entre tantos outros, que falassem apenas de elfos e dragões. Por isso resolvi incorporar a trama seres de nosso folclore, para dar um novo sabor.   

A Última Canafístula: Para finalizar, deixe um recadinho para os leitores do blog e fale um pouco mais sobre seu livro!

Marcos Martins: Gostaria muito de agradecer a oportunidade e o espaço que você me deu. Meu livro de estreia que se chama “O Lado Avesso – Nornes, o Mago” está saindo pela editora Baraúna. Pode ser comprado no site da livraria e o e-book nas livrarias Cultura e Saraiva.

A estória gira em torno de um homem, chamado Tibério que ao ser atropelado, no dia que iria pedir a mão da namorada em casamento, entra em coma e acorda em outro mundo, chamado Fargo. Lá, ele passa a ser chamado de Theo, pois não lembra quem é e de onde veio. Então Theo tem que descobrir qual o seu papel naquele novo mundo e junto com o Curupira Apuã e outros amigos vai à busca de suas respostas e de quebra, ainda tem que libertar o povo de Fargo do tirano Basef, que assassinou o rei Abdir e se alto intitulou rei de toda a Fargo.

O livro fala de amizade, respeito ao diferente, amor e para rechear esse bolo tem muita aventura e surpresas. Recomendo o livro, pois acho que ninguém nunca imaginou um curupira montado num dragão alado. Abraços literários a todos.
Conheça + sobre o trabalho do autor:

Compre o livro “O Lado Avesso” clicando aqui.
Conheça o blog do autor, clique aqui.
Confira a página do livro no skoob, clique aqui.
Entre em contato com o autor através de seu perfil no skoob, clique aqui.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. OI querida, estava passeando pela net a procura de blogs gaúchos e encontrei o seu, achei super original e gostei bastante, virei te visitar mais vezes.
    Não conhecia este autor, vou procurar mais sobre ele.

    Vanessa

    http://balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir