domingo, 8 de abril de 2012

O Pagador de Promessas - Dias Gomes



E aí pessoal, tudo certinho? Dessa vez não demorei tanto, porque o livro é consideravelmente bem menor (li a edição de 80 páginas, foi a única que consegui, dei sorte porque não é resumida) e também porque não é uma leitura difícil, muito pelo contrário: creio que esse seja o livro que mais gostei das Leituras Obrigatórias da UFRGS até agora!

Quando notei que “O Pagador de Promessas” era uma peça teatral, fiquei bem desanimada, porque não estou acostumada a ler livros escritos em forma de peça. Portanto não tinha expectativa nenhuma. Mas pra minha sorte estava enganada. O livro é muito legal! O autor usou uma fábula muito bem escrita e criativa como um tipo de “reclame social” para chamar a atenção de todos nós para o preconceito e a intolerância, como ele mesmo diz na nota que antecede o começo da peça.

Mesmo sendo uma peça relativamente curta (varia de cada edição; há algumas com 80 e outras até 180 páginas) o livro consegue prender a atenção do leitor, que acompanha o desenrolar dos acontecimentos em busca do que afinal acontecerá ao desafortunado Zé-do-Burro. E note que a história começa às 5h da manhã e acaba no final da tarde, começo da noite. Chega a ser incrível a quantidade de coisas que acontecem em menos de um dia!

Este é mais um livro que deve ser lido de qualquer maneira, mesmo sendo leitura obrigatória ou não. Não é uma leitura complicada e dá pra ser lido em uma tarde. Nos mostra, por trás de seus personagens, diversos traços da personalidade humana, que esconde maldades e perversidades por trás de um sorriso.

Apenas uma dica: só leia a nota do autor quando concluir a leitura. Porque naquela nota, já de cara, o autor já entrega o final da trama. E ler um livro já sabendo o final não dá, né? Sorte minha que outra pessoa já tinha me alertado sobre isso, então só li a nota no final também. Assim que concluir a leitura, leia a nota e veja a conclusão do autor sobre sua obra e porque ele a escreveu, que propósito e que imagem ele queria passar ao leitor. É muito interessante!

Espero que minha resenha agrade a todos e auxilie da melhor maneira possível os vestibulandos como eu!

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Gostei da sugestão de leitura, vou incluir na minh lista!

    E sinto falta mesmo de ter mais leituras nacionais entre as minhas!

    Obrigada :-)

    ResponderExcluir