quarta-feira, 28 de março de 2012

Feliz Ano Novo - Rubem Fonseca



Olá para todos! Aqui estou eu novamente para falar de mais um livro lido das leituras obrigatórias da UFRGS para o vestibular de 2013. E quem acompanha meu blog sempre terá de se acostumar, pois por uns tempos apenas resenharei sobre os livros da lista, já que são os únicos que estou me dando ao “luxo” de ler no momento. Então, vamos lá?

Bom, o que posso dizer? Bem que minha professora de literatura do pré-vestibular nos avisou que esse livro era meio barra pesada, porém genial. E devo concordar com ela. O livro pode assustar um pouco pela frieza com que o autor trata assassinatos e violência em massa, mas não deixa de ser uma leitura que te prende, tamanha a criatividade e o sarcasmo do autor!

A cada conto que lia – para quem não sabe, este é um livro de contos – eu me surpreendia um pouco mais. Gostei de todos em si, mas em especial de “Dia dos Namorados” e “Entrevista”. O primeiro a que me refiro é simplesmente hilário – muitos contos do livro o são! E o segundo é aquele que deixa um gostinho de quero mais – mas não posso falar nada sobre ele porque caso contrário seria spoiler! Mas dá uma vontade de saber: “O que será que aconteceu em seguida?” – se bem que isso é uma pergunta retórica, porque fica meio explícito o que ocorreu depois.

Para quem também está lendo os livros da lista da UFRGS, esse livro é um dos mais tranquilos. A leitura é bem divertida na maioria das partes e o livro é bem curto, dá para concluir a leitura em alguns dias. Só o modo narrativo do autor é que foi meio estranho para mim no começo, mas dá para se habituar conforme for lendo as primeiras páginas.

Fica aqui uma ótima dica de leitura nacional. São contos estranhos, muito estranhos, eu admito. Mas tão criativos que é impossível não sentir-se envolvido. A literatura faz com que as coisas mais absurdas transformem-se em mágica.

Você também vai prestar vestibular em 2013? Resenhe sobre os livros que você leu! Isso ajuda você a criar uma nova perspectiva sobre a leitura e te ajuda na compreensão do livro!

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Hello! Qt tempo q n passo aki, im sorry XD

    vc bem q podia colocar um link p a lista de livros q vc esta se dando ao luxo de ler XD fiquei curiosa :)

    Me deixou copm vontade de ler esse livro, vou add a minha lista de futuras leituras ^^

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. legal mais prefiro uma leitura mais ligth ,kkkk até estou lendo um de contos mas não é brasileiro Imortal histórias de amor eterno,bem legal os contos.
    Até é o 1° nesse quesito contos que leio,mas estou achando legal,sua resenha está bem informativa a respeito deste livro uma boa dica pro pessoal que curte.
    Abração,
    Alexandra
    Magiasbook

    ResponderExcluir
  3. Olá! Estão rolando TRÊS promoções bem legais lá no blog.
    Confere lá - Vale livro: http://migre.me/8oJ2Q, Promoção de Páscoa: http://migre.me/8oJ4h, Kit Garota Replay: http://migre.me/8xhtL
    Participe!!! XD

    ResponderExcluir
  4. Acho que nunca li nada do Rubem Fonseca. Esse título parece uma ótima forma de começar. Dica anotada!
    bjo

    ResponderExcluir