sábado, 10 de março de 2012

Antes de Morrer - Jenny Downham


Confesso que sempre tive muita expectativa para ler esse livro. Em parte essa expectativa não foi correspondida, porque pensei que seria um livro mais meloso, tipo Soul Love (que também aborda o mesmo tema). Mas mesmo assim o livro conseguiu me tocar, ainda mais nas partes finais.

Em várias partes da narrativa, confesso que achei a história bem bobinha. Em muitas partes do livro, podemos achar Tessa uma garota mimada e rebelde, mas na situação dela, quem não o seria? Se você tivesse câncer em estado terminal, incurável, você não iria querer sair por aí fazendo tudo o que em circunstâncias normais você não faria?

O começo do livro é meio parado, tem partes que você acha muito cansativa toda aquela rebeldia da Tessa, mas quando você se dá conta de que ela está morrendo, de que ela não terá outra chance na vida, você se pergunta se não está sendo insensível com ela. Eu creio que só quem teve câncer ou teve alguém próximo com essa doença, será capaz de entender completamente a mensagem desse livro, porque em vários momentos eu não entendi as razões da personagem e parece que só fui cair em mim quando ela já estava morrendo.

E o final do livro então... Sem comentários. Há não ser que você seja feito de telha, é impossível não chorar ou se sentir emocionado. Confesso que em várias partes meus olhos ficaram cheios de lágrimas. Também era impossível evitar um sorriso sempre que Tessa conseguia cumprir mais um item de sua lista. Eu apenas não dei cinco estrelas pro livro porque achei a narrativa confusa em algumas partes – como quando a autora tenta explicar como ela pegou câncer, não ficou muito bem entendido – e porque achei outras bem previsíveis. Tirando isso, o livro é muito bom. Com certeza vale muito a pena a leitura.

A pergunta final que fica é por quê? Por que há de existir doenças como essas que simplesmente tiram das pessoas seu direito de viver?

Fica aqui uma ótima dica de leitura. Peço que não cometam o mesmo erro que eu: não sejam insensíveis com relação à Tessa. Tentem colocar-se no lugar dela. No lugar dela, vocês não fariam tudo que ela fez e mais um pouco? Reflitam. Um ótimo exemplo, devemos valorizar nossa vida SEMPRE!

5 comentários:

  1. Confesso que no começo eu fiquei sem paciência com a Tessa, mas depois eu consegui ter uma pequena compreensão com a sua real situação. E como vc disse, só quem passa por uma situação dessa que entende. Não tem como não se emocionar com os momentos finais...
    Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Anne! Já li Antes de Morrer e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha.
    Vou acrescentar este livro em minha lista! rs
    Beijos flor!

    ResponderExcluir
  4. Eu to querendo muito ler esse livro!
    Ele já ta na minha lista há tempos. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Gostei muita da resenha!
    A capa é bonita, me interessei a ler.

    Beijos,
    Mariana,
    http://lereconhecer.blogspot.com/

    ResponderExcluir