sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A Garota da Capa Vermelha - Sarah Blakley Cartwright com David Leslie Johnson


Devo começar dizendo que simplesmente adorei essa releitura de Chapeuzinho Vermelho nesse estilo conto de fadas com esse visual meio dark. Admito que não curto muito esse tipo de leitura, mas desde que coloquei os olhos em A Garota da Capa Vermelha, eu não sosseguei até consegui-lo emprestado para ler.

Assim que o peguei em mãos, percebi que livro encantador eu tinha comigo. Além de ter uma capa linda, o livro segue todo aquele ritual de “Era uma vez...” e as letras das páginas possuem aquele ar de história medieval... Enfim, não sei se vocês me entendem, mas a editora trabalhou muito bem nisso, tentando inserir o leitor o máximo possível no ambiente da história, muito legal!

Se esses detalhes já empolgam e te deixam com vontade de ler o livro, o conteúdo em si também não fica atrás. Eu gostei bastante do jeito como os escritores narraram a história... Usaram uma linguagem bem simples que me envolveu bastante! Acho que um dos motivos pelo livro ter ficado com um resultado final tão bom foi que um dos autores também foi responsável pelo roteiro do filme – tendo por consequência um livro com uma linguagem bem clara e direta, que te prende até o final.

Julgando pela capa, parece ser um livro bem morninho, mas muito pelo contrário – me surpreendi, pois encontrei bastante ação e suspense na narrativa. Além desses elementos essenciais que te dão ânimo para prosseguir na leitura, ele possui aquele toque de mistério e contradição que todo livro deve ter. Foi uma leitura bastante agradável e que me surpreendeu muito. Quando eu peguei o livro, não queria largar mais.

E sim, a tem a versão cinematográfica, mas nem preciso dizer que não assisti e nem pretendo, né? Eu sempre me decepciono com livros adaptados para o cinema... Da última vez que vi um, eu senti tanta vontade de sair gritando “não é assim, não é assim!” do cinema que deste então eu tenho evitado ao máximo as adaptações... E como gostei muito desse livro, passarei bem longe do filme para não correr o risco de arrancar tufos de cabelo da cabeça depois. Contento-me muito bem com a versão do papel, obrigada.

E claro, como todo bom livro, não poderia faltar o defeito básico, né? O final. Minha amiga May do blog “Reading Books And More” tinha me prevenido sobre o final do livro e quando cheguei nessa parte, percebi que a raiva dela tinha fundamento: o livro não tem um final definido. Ficou aquela coisa meio subentendida, sabe? Do tipo “te dou uma pista mas não te conto o que é.”

Confesso que não curti muito isso, mas mesmo assim avaliei o livro com cinco estrelas e o marquei como desejado no skoob. Apesar do final não convencer muito, o livro em si compensa. O conjunto da obra conseguiu ser tão bom que eu nem fiquei muito abalada pelo final.

Se vocês querem sair um pouco da monotonia e experimentar algo diferente, esse é o livro certo. Eu não curto muito Literatura Fantástica – com exceção de Harry Potter, o meu muso – e seres como vampiros, lobisomens e afins; de início senti-me atraída por esse livro só pela capa, mas felizmente me enganei. É uma leitura muito prazerosa – só não dê bola pro final!

3 comentários:

  1. Mas o livro tem final, querida... O problema é q ele está online -.- e isso é ridículo. Daqui 30 anos dou o livro pros meus netos lerem e cade o finaaaaaaaal?????? O site saiu do ar, oba... =/

    E vc pode ver o filme bem sossegada, já q na realidade o livro foi baseado no roteiro do filme =D claro q tem alguns pequenos detalhes a mais no livro ou meio diferentes no filme, mas não estraga, pode confiar!

    Obrigada por me citar ;) adoro vc!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei sua resenha , e to louca para ler esse livro também , quase comprei ele mais optei por um da Meg .
    Ao contrario de você eu gosto de ler o livro e depois ver o filme , as vezes me decepciono pois não passa uma parte legal que tem no livro mais em fim , eu adoro livros que viram filme e virse versa . Só que não tive tempo de ir ao cinema para ver garota da capa vermelha , estou esperando sair o DVD, depois de sua resenha fiquei bem interessada .
    Você escreve muito bem viu..

    Beijos*

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser um ótimo suspense, mas quero ver primeiro o filme e depois ler o livro.

    ResponderExcluir