quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Enigmas e Mistérios da Segunda Guerra Mundial - Jesús Hernández


“Quando Hitler estava no auge do poder, seguramente nunca lhe passou pela cabeça o humilhante destino que seu cadáver podia ter. Embora nada possa devolver a vida aos que morreram em consequência de sua loucura assassina, uma justiça poética conseguiu fazer com que seu corpo nunca mais possa repousar em paz, permanecendo para sempre em poder do inimigo que tentou derrotar.” (Pág. 185)

É com esta frase que começo a resenha desse livro incrível! Enigmas e Mistérios da Segunda Guerra Mundial é, sem dúvida, um dos meus livros favoritos, um dos primeiros que li sobre o gênero e que me despertou muita vontade de ler mais sobre o assunto.

O livro fala de assuntos desconhecidos e mistérios ainda não solucionados que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial. Até quem não se interessa muito pela guerra deveria lê-lo, pois é bem instigante e reflexivo. Eu mesma, quando o li, percebi o quão pouco eu sabia do conflito e o quanto havia ainda para se estudar. Esse foi um dos livros que fez com que eu pegasse de vez o gosto pelo tema.

De longe, aparenta ser um livro bem técnico e cansativo, pois trata de um assunto bem complexo, mas não. O autor, por ser jornalista além de historiador, tem um dom que fez com que a narrativa se tornasse bem agradável e a leitura fluísse muito bem. O mistério dos casos apresentados te prende e a narrativa também, coisa que o autor conseguiu com grande mérito.

Esse foi o primeiro livro que li do Jesús Hernández e que despertou minha curiosidade para ler os outros livros dele. Hoje ele é um grande amigo meu e um dos meus autores preferidos. Sempre tento ser imparcial nas resenhas que escrevo sobre ele, mas não tem como: ele é um ótimo escritor e o trabalho dele é um grande tesouro para os que são tão fanáticos pelo conflito – como eu, por exemplo. Todo novo livro dele me surpreende bastante e faço o máximo para que outros leitores brasileiros também conheçam o trabalho dele, que é muito bom.

Esse livro e os demais livros dele são essenciais para quem quer conhecer mais acerca do que foi e o que é a Segunda Guerra Mundial em si. Esse livro tem um gostinho a mais, pois trata de coisas ocultas e misteriosas.

Tem muita gente que tem medo de ler sobre a guerra por causa das tristezas e do sofrimento, agora vocês não tem mais desculpa para não ler. Os livros do Jesús são basicamente históricos. Óbvio que fala de todas as tristezas da guerra, mas nada que te faça chorar. É uma ótima fonte de conhecimento e conhecimento é uma coisa que quando mais se tem, melhor é.

O autor escreveu esse livro com bastante imparcialidade e responsabilidade. Sem dúvida é um dos meus livros preferidos dentre todos que já li. Não preciso dizer que recomendo muito, né?

2 comentários:

  1. Gostei muito!
    Vou ver se acho aqui no Rio.
    Parabéns pela resenha. Muito interessante!

    Beijos!
    http://www.fernandamunizapenaspensamentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Hum, então vc conhece o autor? Passa o e-mail dele! rs... Quero ler este aí.

    ResponderExcluir