sábado, 14 de janeiro de 2012

A Chave de Sarah - Tatiana de Rosnay


A Chave de Sarah é um daqueles livros que, se você ainda não leu, está perdendo tempo!

O livro narra, em forma de um belo romance de ficção histórica, um dos episódios mais sombrios da história da França e da Segunda Guerra Mundial: o Vélodrome D’Hiver, onde mais de 12 mil judeus foram aprisionados em condições deploráveis para serem enviados posteriormente para morrerem nos campos de extermínio.

Eu, que sou tão fascinada por Segunda Guerra Mundial e julgava já conhecer tudo sobre o conflito, fiquei de queixo caído com esse livro. Eu sequer sabia da existência do Vél’ D’Hiv e de suas consequências. A autora do livro, Tatiana de Rosnay, o escreveu justamente com esse intuito: fazer com que as pessoas conhecessem esse episódio tão negro da história e também relembrar os que já o conheciam. Não deixa de ser uma linda homenagem para aqueles que sofreram tanto naqueles sombrios dias de junho de 1942 em Paris.

Apesar de ser um livro de ficção, ele é tão bem escrito e tão bem estruturado que você sente que poderia muito bem ter sido uma história real – já que foi baseado num episódio da história que realmente aconteceu.

O livro é parecido com “A Mala de Hana” em um aspecto: duas histórias são contadas ao longo do livro até unirem-se numa só. O livro começa com a história da pequena Sarah e sua família e depois começa a ser contada a história de uma jornalista americana que mora em Paris. E assim que o capítulo de uma acaba, começa o da outra, até o livro chegar a uma parte onde as histórias de fundem e viram uma só, exatamente igual ao livro “A Mala de Hana”. Achei bem interessante o livro ser narrado dessa forma, pois te dá um gostinho na boca e aquela avidez em ler bem rápido para chegar ao outro capítulo e saber o que vai acontecer!

O livro é muito bom, é muito bem escrito e possui uma linguagem SCD: simples, clara e direta. Tudo o que um livro precisa ter. Imperdível!

Mais do que recomendo a leitura, o livro é muito bom e tem várias reviravoltas que vão te surpreender... É uma leitura muito agradável que sem dúvida vai te encantar. Não deixe de ler!

Ah, e é claro que não me esqueci do defeitinho, né? Como sempre, o final. O final não é dos melhores... Eu achei meio sem sal, a autora poderia ter se esforçado mais. Tipo... Deu a impressão de que ela já não agüentava mais escrever o livro, escreveu aquele final ali e ficou por aquilo mesmo. Enfim, mas mesmo assim avaliei o livro com cinco estrelas porque o conjunto da obra em si ficou muito bom que resolvi ignorar o final.

Recomendo esse livro encantador e emocionante para todos. Como já havia dito, não deixem de ler. Além de ser um ótimo livro de romance, fala sobre um episódio da história que poucos conhecem.

4 comentários:

  1. Esse livro esta na minha estante para futuras leituras , a capa me chamou muita atenção parece triste mais deve ser bem interessante . Pelo que você falou , mais você gosta de Guerra e eu não talvez não me empolgarei tanto quanto você mais pretendo ler sim. Você escreve muito bem menina *.* Adorei

    ResponderExcluir
  2. Estou super ansiosa para ler esse livro, e sua resenha só me deixou com ainda mais vontade de lê-lo.
    Você sabia que existe um filme(bem recente por sinal) baseado nesse livro?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Livro interessante! gosto muito do assunto... vou tentar comprar...
    ps: não apareço nos videos pq morro de vergonha :\

    ResponderExcluir
  4. Lindissimo livro! Comungo de sua opinião, eu esperava mais do final. Mesmo assim vale a pena caminhar com a pequena!

    ResponderExcluir